O que Fazemos

Os Lions oferecem o seu tempo às causas humanitárias, com relevância maior na salvaguarda da Visão, quer através de múltiplas actividades locais, quer colaborando no programa internacional SightFirst e no Dia Mundial da Visão.

Esta acção realiza-se anualmente na segunda quinta-feira do mês de Outubro em parceria com agências da Organização das Nações Unidas e outras organizações oftalmológicas e filantrópicas, tendo por objectivo a sensibilização para a erradicação da cegueira evitável e reversível.                         

Em 1990, com o objectivo de combater a cegueira evitável e reversível, os Lions lançaram o SightFirst  com um financiamento de 143 milhões de USD.

Este programa sem precedentes, para além dos Lions, reuniu peritos na prevenção da cegueira, organizações oftalmológicas,   filantrópicas, governos e já contribuiu para:

  • a realização de mais de 7,5 milhões de operações às cataratas,
  • a construção ou melhoramento de 213 hospitais oftalmológicos,
  • apoio ao tratamento e prevenção de mais de 80 milhões de casos de oncocercose,
  • melhoramento dos tratamentos oftalmológicos em 90 países.  

Mais recentemente, em 2005 foi lançada outra Campanha -  a SightFirst II para a obtenção de 150 milhões de USD para desenvolver a extraordinária obra do SightFirst. De notar que no período de 2 anos, o montante obtido com esta Campanha ultrapassou os 200 milhões de USD...

Os Lions fazem ainda a recolha anual de mais de 30 milhões de pares de óculos usados, para depois os reciclar e distribuir por países em via de desenvolvimento.Esta acção efectua-se durante todo o ano e particularmente em Maio, mês Lions daReciclagem para a Visão

No mundo, há 17 Centros Lionísticos para Reciclagem de Óculosonze nos Estados Unidos e um na Austrália, Canadá, França, Itália, África do Sul e em Espanha.

400.000 - O número de óculos reciclados por ano e num único centro (Centro Lions de Reciclagem – Westville State Correctional Center, EUA).

Até hoje, mais de 3.000.000 de óculos reciclados neste centro, foram distribuídos em todo o mundo.

Banco de Olhos Lionísticos

Este programa iniciou-se em 1984. Desde o dia 7 de Dezembro de 1905, após o primeiro transplante de córneas realizado pelo Dr. Zirn, que os Lions foram motivados para esta actividade.

Em 1944 o Banco de Olhos para Restauração da Visão em Nova York tornou-se o primeiro Banco de Olhos do mundo e o Lions Clube de Staten Island, em Nova York, continua a dar apoio a esse Instituto sem fins lucrativos.

Países onde há Bancos de Olhos Lions: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Hong-Kong, Índia, Itália, Japão, Nepal, Taiwan, Turquia, USA.

Os Lions promovem também campanhas de informação sobre aDiabetes, doença que afecta 246 milhões de pessoas no mundo.

É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal de glicose ou açúcar no sangue. Quando não tratada adequadamente causa o enfarte de coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e cicatrização difícil.

 

Dois dos sete Programas de Serviço adoptados por Lions Clubs International  são: oPrograma de Meio Ambiente e o Serviço Comunitário, programa que foi aprovado oficialmente em outubro de 2000 para incentivar os clubes a celebrar a cultura por meio de festivais de arte, shows de talento, shows de música, corridas patrocinadas, eventos desportivos ou restauração de locais históricos.

Programa de Meio Ambiente do LIONS - Adoptado oficialmente em 1972. Os Lions Clubes e distritos organizam projectos que preservem o ar, água e terra. Qualquer Lion pode inscrever uma fotografia do ambiente ao seu redor no Concurso de Fotografia do Meio Ambiente do LIONS ao nível de clube.

Igualmente, têm programas para para a construção de casas para deficientes, campanhas de informação e ajuda para os problemas auditivos e principalmente através da LCIF - Fundação Internacional de Lions Clubes para o socorro internacional em caso de catástrofe.

O Lions Clubs Internacional é a maior organização mundial de Clubes de serviços voluntários, actuando através do envolvimento comunitário e cooperação internacional  com 1,3 milhão de sócios que trabalham juntos para responder às necessidades que desafiam as comunidades, e neste momento, agrupam-se em 45.000 Clubes espalhados por 205 países e regiões.

 

in www.lionsclubs.org